sábado, 15 de setembro de 2012

O trabalho que a simplicidade dá

Postado por Infinito Particular às 12:41

“Que ninguém se engane: só se consegue a simplicidade através de muito trabalho”. Quem disse foi Clarisse Lispector, mas eu concordo e assino em baixo. A simplicidade é difícil, difícil como tentar fazer alguma coisa exaustivamente, enquanto todos ao seu redor parecem simplesmente não entender.
Digo que a simplicidade é difícil porque tenho tentado ser simples, e posso até dizer- não por falta de modéstia, mas por alívio de estar segura disso - que tenho feito progressos brilhantes. Mas dá trabalho, eu fico cansada, suando bicas, com as mãos frias, com o rosto impávido e penso muitas vezes em desistir.  Ser simples é uma tarefa complexa; e santas sejam as controvérsias que movem esse mundo.
Porque quem não está sendo simples tem um discurso muito seguro do que é importante ou não. Um discurso persuasivo que tem resumidamente o objetivo de tentar fazer você se sentir bobo, ao ser simples. Importante, dizem, são as outras coisas, especialmente as difíceis e improváveis. Importante é o que precisa de muito dinheiro, de um stress fora do comum e de saberes fragmentados que deem uma resposta a perguntas que naturalmente nunca existiriam. Mas isso tudo é uma cilada! Só que você tem que perceber. Você tem que parar de se importar com o que as pessoas fazem ou dizem, e se preocupar só com as coisas certas. (Quem disse foi Bob Marley, e por tudo acho que você deveria dar um crédito aos conselhos dele).
Se preocupar com as coisas certas é focar não nas coisas que dão ibope, que te dão uma espécie de sentimento de autoridade, que te dão o tal do status, mas se focar nas coisas importantes, ora! Você sabe quais são. Todo mundo já soube, mas por não vigiar a simplicidade da alma como um cão guia, esqueceu.
Temos que guardar a simplicidade, cuidar dela, renovar os votos, fazê-la existir quando ninguém está vendo. É preciso não se render ao supérfalo, é preciso negá-lo por vezes. Vamos deixar as rusguinhas de lado, os tititis, os frufrus, os mimos, os nhenhenhéns, vamos negar essas atitudes pegajosas e chatas de tentar complicar o que é simples.
Temos que repetir em voz alta as grandes verdades: as pessoas são livres para gostarem do que quiserem, as coisas que te fazem felizes estão te dando um sinal explícito de por onde seguir, “uma pessoa que é boa com você, mas grosseira com o garçom, não pode ser uma boa pessoa”(Veríssimo).
Lembre-se que quase tudo pode ser uma grande armadilha social para nos fazer trabalhar intensamente por coisas que no fundo nem mesmo queremos. Não precisamos ser tão indisponíveis, tão importantes e atarefados, as coisas são mais simples! Temos que parar de inventar moda, como diria a minha avó, saiba e simples.
E quando conhecer uma pessoa que consegue ser assim não fuja do sua responsabilidade tentando afirmar que para ela as coisas são fáceis. Ser simples dá trabalho. E é por isso que a gente deveria começar agora mesmo.

0 comentários:

Postar um comentário

 

' Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos