quarta-feira, 6 de julho de 2011

Vão acabar com o Power Point

Postado por Infinito Particular às 08:14 0 comentários
“Começou na Suíça um movimento a fim de acabar com as apresentações em softwares como o PowerPoint, da Microsoft. De acordo com o partido criado, este tipo de apresentação está tendo um impacto bastante negativo na economia do país e do mundo. O movimento pede a volta da utilização de cartazes de papel”.

http://dpavani.geek.com.br/posts/16614-movimento-na-suica-cria-o-partido-anti-powerpoint-e-pede-o-fim-do-uso-do-software-no-mundo
 

Vão acabar com o power point. Primeiro, manifestações de pequenos grupos vão levantar o assunto, e, de repente, o caos do uso do software em apresentações já será uma polêmica. Alguns grupos entrarão em defesa do produto, e vão mandar e-mails e mais e-mails aconselhando o encaminhamento para todas as pessoas da sua lista (em power point, claro). O grupo “contra os PP’s” vai reagir enviando sua mensagem no corpo do texto, utilizando maiúsculas e letras coloridas para compensar a falta de recurso. Está decretada a guerra virtual.

Os acusadores e defensores começaram uma corrida dramática em busca de apoio, na tentativa de puxar os “indecisos ou não sabem opinar” por algum gancho – seja ele qual for. Os ambientalistas dirão que a extinção do power point aumentaria em escalas inimagináveis o uso do papel, e que isso provocaria o corte de um volume alarmante de árvores. Eles mostrarão estatísticas bem elaboradas nos slides do réu em questão, que finalizaria com a seguinte pergunta: “é mais brega usar power point ou destruir o mundo?” Os intelectuais, por sua vez, escreverão crônicas sedutoras e textos críticos sobre o esvaziamento do discurso, e publicarão teses sobre como as apresentações de power point afetam negativamente a sociedade no sentido sócio-político-cultural.

Os editoriais dos jornais vão publicar os dois lados da polêmica, e mais uma seção de cartas do leitor só para o debate do assunto. Haverá opiniões apaixonadas dos dois lados, com cada vez mais argumentos éticos e futuristas. Os professores de Universidade não vão se posicionar claramente, mas vão abolir gradativamente o uso dos slides em suas aulas, sem apelar, porém, para os cartazes escritos com canetinha.

Um grupo de moderados vai ganhar força, e vai sugerir o bom senso no uso do recurso. Vai ser de bom senso da parte deles.

Brindes, canecas, camisas e botons com a logomarca de cada lado vão movimentar o mercado formal e informal. A Lady Gaga vai abrir sua turnê mundial usando uma micro saia onde se lê “I love Powe Point”. Indagada sobre os motivos da preferência, ela vai dizer aos repórteres que não se envolve em discussões sociais porcas, e só usou o look para causar polêmica. A princesa Kate vai ser flagrada numa reunião íntima de sua família usando um bótão com o balão de fala, símbolo do grupo contra os PP’s. Mais tarde, em comunicado oficial, a família real vai dizer que a duquesa de Midletton “não apoia nem é contra nenhum grupo ou tipo de expressão”, e que o bótão “não está ligado à polêmica, e foi adquirido antes da adoção do ícone como logomarca de um dos grupos”.

A microsoft, fingindo que nada está acontecendo, vai reestruturar o Pacote Office sem maiores comentários, e apenas as publicações especializadas vão perceber a estratégia.

Nas eleição, temas como reforma política, educação, reforma agrária e corrupção serão deixados de lados para um intenso debate sobre o uso ou não uso dos power points em apresentações. Nenhum dos candidatos principais vai se posicionar claramente, mas todos irão respirar aliviados por não ter que tocar em outros assuntos.

Com a chegada da Copa do Mundo, porém, o assunto vai ser esquecido gradativamente, e em pouco tempo estará apenas nas retrospectivas de fim de ano. Depois um período de paz, o TT #powerpoint vai virar sinônimo de “preguiça”, “aff” e “¬¬”, e a dinâmica das redes sociais vai se responsabilizar por dar um fim indolor e sem bagunça para o uso do software, que passa a integrar a lista de coisas barangas que todo mundo já fez.

Passados, agora sim, alguns bons anos, o power point vai ressurgir no melhor estilo retrô, emprestando um certo charme a festas temáticas e eventos corporativos inusitados. Um barzinho com o nome de Power Point vai ser inaugurado em Santa Tereza, e vai exibir seu cardápio em grandes telas, que passarão constantemente apresentações com direito a transição de slides e efeito de revelação nas frases e imagens.

Mas quando essa época chegar, as palestras já estarão de um jeito que eu nem me atrevo a imaginar.

Postado por: Marcela
 

' Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos