terça-feira, 2 de agosto de 2011

Não que a vida seja assim tão boa, mas um sorriso...

Postado por Infinito Particular às 16:46
Passada (parcialmente) a aflição de dar-se conta da rotina, quero deixar aqui uma mensagem de otimismo. Sei que a época não está para colocar lentes cor-de-rosa e respirar purpurina como se estivéssemos conversados, mas acho que de vez em quando é conveniente reconhecer algumas coisas.

Não estamos vivendo a melhor das épocas, mas pelo amor de Deus, não é a pior. Absolutamente. Hoje temos tempo para discutir melindres e particularidades que só emergiram porque grande parte da história já foi solucionada. Quando nos dedicamos a pensar o melhor método de ensino infantil, por exemplo, temos que nos lembrar que acima das discussões está o alívio por termos uma parte significativa das crianças na escola. E também por termos uma consciência da importância da educação.

Todo primeiro passo é só o primeiro, mas a evolução tem tudo a ver com progressão. As coisas vão acontecendo, um passo de cada vez. Vamos lutar para garantir que as mudanças aconteçam, mas vamos nos permitir sorrir e aproveitar as coisas boas que já vieram. Vamos plantando sim, sem descanso, mas vamos colher também aquilo que deu muito trabalho para alguém cultivar um dia.

Olho o preconceito incrédula de que alguém ainda aceite isso, mas nosso passado de escravidão é tão próximo que sustento a esperança de um dia a descriminação ser erradicada de vez. Não acho que seja utopia. Acho que vai dar trabalho, e vai exigir uma tremenda dedicação de todo mundo – sem vacilar, sem dar brecha. Mas não é impossível. Impossível é achar que vai ser sempre assim e conviver com isso numa boa.

Gosto de afirmar para mim mesma que as coisas estão melhorando, não para me manter numa zona de conforto, distante do mundo, mas para separar o joio do trigo e me dar conta de que tem muita gente salvando o mundo por aí. Os sociólogos costumam dizer que “a situação é aquilo que fazemos da situação”. Percebem? A situação não é um retrato dado para a gente dependurar na parede, mas um cenário que vai mudando, que nós vamos mudando. Da sociologia também veio a revelação que a nossa sensação de insegurança é bem maior que a insegurança real. O Brasil é inegavelmente um país muito violento, infelizmente, mas achamos que a coisa está bem pior porque nos deixamos envolver por um sem números de notícias sensacionalistas e tomamos como verdade coisas que nem nunca chegamos a experimentar. Porque? Não vamos viver como se os perigos, as maldades e as injustiças não existissem, mas porque não dar uma chance à realidade e começar a criar respostas ao invés de adiantar as formulações de nossos conceitos?

As críticas têm trazido conquistas importantes para a sociedade, e a insatisfação humana é também a mola propulsora que o leva a melhorar. Mas a crítica pela crítica é apenas um desserviço, um hábito que tem sido disseminado e simplesmente não ajuda em nada. Então antes de entrarmos nesse ciclo de desânimo e insatisfação, vamos pelo menos tentar abrir um sorriso e ver no que vai dar. “Não que a vida seja assim tão boa, mas um sorriso ajuda a melhorar”.



Postado por: Marcela

0 comentários:

Postar um comentário

 

' Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos