segunda-feira, 21 de junho de 2010

Brasil !

Postado por Infinito Particular às 06:02 2 comentários
Eu sei que o Dunga é um jumento.

Sim, eu sei que falta qualidade técnica, futebol arte e amor à camisa. Eu sei que o Robinho não é lá essas coisas, que o Luís Fabiano conta demais com a sorte e com uma "mãozinha", eu sei que o Júlio César não é o melhor goleiro do mundo, e que o Kaká nem é tão gato assim, ele só se detaca porque não tem concorrência. Eu sei que ninguém explica o Grafite.

Eu sei que os jogadores ganham milhões para participar da Copa, e que a maioria de nós não vai ganhar nem a metade disso durante toda a vida. Eu sei que a Fifa tem muito dinheio, eu sei que a Globo ganha uma grana preta, e que o Galvão Bueno deve saber de algum segredo muito importante da emissora, para ainda ser mantido lá.

Eu sei que a Argentina está muito bem, obrigada.

Eu sei que o nosso patriotismo só aparece na época da Copa. Eu sei que as eleições estão aí. Eu sei que, no fim das contas, tudo é marketing.

Eu não ignoro os problemas, os erros, as confusões. Eu sei de tudo isso.
Mas eu torço, eu choro, eu vibro. Eu amo Copa do Mundo.

E não é por causa do futebol não, que eu gosto, mas nem tanto assim. Eu amo realmente a Copa do Mundo. O fato de ser um evento que movimenta pessoas no mundo inteiro, e não é uma guerra, nem uma corrida por territórios ou recursos minerais. É esporte. E é torcida, muita gente vibrando por um único motivo, torcendo pela mesma coisa, mandando energias positivas em um único sentido. É a alegria de muita gente, que só tem isso: essa esperança de perceber como as coisas se encaixam, como para tudo se dá jeito, como de alguma forma a gente se une. A gente é capaz de se unir! De querer todo mundo a mesma coisa, uma vitória que seja de todos, que seja para todos.

É pelo Brasil que eu torço quando a seleção entra em campo. É por nós que eu vibro, pelo povo. Não é só na Copa do Mundo que eu torço pelo povo, e é claro que eu queria que essa fosse uma realidade de maneira geral. Eu queria que todo mundo mandasse essa energia positiva coletiva para várias outras coisas, eu queria que a gente se articulasse assim também no dia a dia. Eu sei que isso devia ir além da Copa do Mundo.

Mas essa consciência de que de maneira geral as pessoas agem assim só durante a Copa, não a torna menos bela, includente e mágica. Eu não vou condenar um momento importante, só porque sei que deveriam haver muitos outros nas mais diversas situações.

Eu sei. Sei de todos os argumentos.
Mas eu sei também que eu torço pela nossa alegria, e para que a gente perceba a nossa força e a nossa capacidade de mandar o Brasil para frente. O Brasil, literalmente.

Postado por: Marcela
 

' Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos