quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Quero a fome

Postado por Infinito Particular às 19:50 0 comentários

Erramos ao pensar que alguma coisa pode ser óbvia o suficiente para ser incontestável. Conheço pouquíssimas coisas incontestáveis. Conheço uma infinidade de situações em que o que salta à razão é o que não quero. “Não quero a faca nem o queijo: quero a fome (Adélia Prado)”.

Faca e queijo na mão, quero a fome. Porque não? Só porque as pessoas passaram gerações usando a faca para cortar o queijo, e usando o queijo para matar a fome, não significa que deixar a fome viva seja incapacidade de usar a faca. As respostas estão sempre aí, as perguntas é que devem ir mudando; as perguntas é que são a essência, não as respostas.

O que é ser bem sucedido? Para alguns é saber cortar o queijo. Para alguns. Fazer parte da minoria que quer a fome não pode ser considerado uma afronta ou uma irresponsabilidade. Alguma vez você chegou a pensar que os seu certo pode não ser o certo do mundo? Com quantas coisas diferentes o homem já foi capaz de sonhar? Com todas aquelas que hoje são realidade, e com mais um número inacreditável que foram sufocadas por algum motivo. Sufocamos sonhos todos os dias. Temos a tendência de moldar: moldamos os anseios pessoais como se eles fossem um roteiro pré-determinado. Todo mundo quer isso. A gente tem que querer aquilo. Você tem tudo para conseguir tal coisa, porque insiste em querer outra? Ouvimos isso sempre. É uma bobagem, mas não fazemos por mal. Formar estereótipos nos traz segurança, e em muitos momentos eles são necessários. Mas num segundo olhar temos que nos lembrar que eles são apenas um facilitador, e não uma moldura que impede qualquer tipo de expansão. Quando olhamos para alguma coisa pela segunda vez podemos sim permitir que as surpresas tenham o efeito de novidade, e não de traição.

Então quando te dizem que o sucesso é isso, questione mesmo que questionar o sucesso possa parecer dor de cotovelo. Quando te disserem qual o nível de importância da riqueza, questione o conceito de riqueza. E enfim quando for a hora de vencer na vida, escolha sua própria ideia de vencer.


 

' Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos