terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Sempre ao seu lado. Sempre.

Postado por Infinito Particular às 04:58 0 comentários

Nada melhor para dar nome esse texto do que o o nome do filme que me fez escrevê-lo. Sempre ao seu lado, é um filme baseado em fatos reais que aconteceu entre 1923, quando Hachi, um cachorro da raça Akita nasceu e 1934, quando ele morreu. Conhecido em todo o país onde viveu, como Cão Fiel Hachi, esse cachorrinho fofo (que no início pareceu um pomponzinho), é o maior exemplo de lealdade que já vi antes. O filme não é uma megaprodução, é repetitivo, e às vezes meio cansativo, porque mostra a rotina incessante de Hachi acompanhar o professor em sua jornada até a estação todos os dias, e depois esperá-lo na volta. Todos os dias sem cessar, Hachi repetia o mesmo ritual ao lado de seu dono, que o encontro por acaso (mas o certo é dizer destino) na mesma estação de trem em que iam todos os dias.

Mas um dia Hachi não quis ir. O Professor chamou mas ele ficou parado. Depois Hachi chega no último minuto à estação, com uma bolinha e "pede" ´para que eles brinquem. Coisa que nunca fez nos dois anos de convivência, mesmo o com o Professor tentando todos os dias. O Professor fica contente, muito contente. é a primeira vez que Hachi faz aquilo. Primeira e última. Hachi estava tentando evitar que o professor fosse, porque a ligação dos dois era tão forte, que ele pressentia que algo ruim iria acontecer. E aconteceu. Naquele dia, dando aula, o professor passou mal e faleceu.

A partir daquele dia toda a alegria de Hachi sumiu, e mesmo indo morar a kilômetros de onde morava com o professor, ele fugia para ir até a estação. Até que um dia começou a morr perto de lá, e todos os dias, no mesmo horário Hachi voltava à estação à espera de que o dono descesse o trem e o abraçasse de novo. Todos os dias, mesmo as pessoas dizer quem ele não iria voltar, Hachi precisava esperar ele precisava ter fé. Era isso que o mantinha firme. E durante dez anos, Hachi espero pelo dono na estação. Durante dez anos, todos os dias ele se manteve leal ao dono. E, tenho certeza de que se Hachi não tivesse morrido estaria esperando até hoje. A amizade deles era para sempre.

Essa é a história que prova que uma amizade pode durar pra sempre. Um amigo não precisa ser da mesma classe social que você, estudar na mesma escola, ter as mesmas características ou até ser da mesma espécie. Pra durar, basta ser verdadeira. Basta ultrapassar o corpo e chegar à alma. E essa amizade será eterna. Mas o que me fez pensar além disso foi uma pergunta pertinente: alguém faria isso por mim? E eu, faria isso por alguém? Será que existe alguém na vida por quem a fidelidade seria maior que qualquer coisa? Não estou dizendo, alguém que pare de viver a sua vida para me acompanhar, mas alguém que me incentive nos meus sonhos, que sinta saudades verdadeiras na minha distância, que mesmo distante esteja sempre ao meu lado ? E por quem eu faria o mesmo? Acho que já sei minha resposta, mas e você?

Será que quando pegar um trem na vida, seja ele o certo ou o errado, por qualquer motivo, você tem a certeza de que quando voltar alguém vai estar te esperando na estação?


PS: Desde 1934 há um estátua erguida em frente à estação onde Hachi ficava, acompanhada de um poema intitulado "Linhas para um cão leal".


Não resisti e coloquei o trailer quem quiser ver. Assistam esse filme !

Postado por: Jéssica
 

' Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos