segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Hoje o samba saiu procurando você

Postado por Infinito Particular às 14:05 0 comentários
Você era a mais bonita das cabrochas dessa ala
Você era a favorita onde eu era mestre-sala
Hoje a gente nem se fala mas a festa continua
Suas noites são de gala, nosso samba ainda é na rua

Hoje eu estava ouvindo "Quem te viu, quem te vê", do Chico, e fiquei muito emocionada ao prestar atenção na letra. (Tá, eu sei. São as férias)

Acontece que eu fiquei pensando no "samba" que sai por aí nos procurando, e a gente faz que não vê por achar que tem coisa mais interessante para olhar. As aspas são porque não estou falando literalmente do samba, mas de toda a cultura brasileira da qual de vez em quando a gente tem vergonha.

Não estou levantando a bandeira do nacionalismo irracional, mesmo porque eu sou a primeira a defender a integração de culturas. Eu sou apaixonada por culturas diferentes, e simplesmente adoraria conhecer o suficiente de todas que existem no mundo.

Só estou pensando a respeito de toda a riqueza que a gente tem nesse país, e de como ela é por vezes desperdiçada. Temos a mania de valorizar a música, dança e toda a arte que chega para nós em forma de produtos em detrimento do que é feito verdadeiramente de forma artística, com base numa história cultural que eu nem me arrisco a tentar resumir aqui.

Fico triste em pensar que a gente até bate palma, mas não participa. Fico triste em pensar que a gente pode cair nessa, e "fazer de conta que é turista".


Quem te viu, quem te vê

Postado por: Marcela
 

' Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos